14 de junho de 2010

Qual é a correta?

Na última postagem sobre verbos, falei sobre os verbos no futuro do subjuntivo e que encontramos este modo presente em orações subordinadas.

Percebem que as orações acima são subordinadas (condicional). O segundo exemplo, "Se eu ver a minha mãe..." é o que nós geralmente falamos. Mas infelizmente esta oração está errada, pois o verbo "ver" não está conjugado no futuro do subjuntivo como deveria ser, mas no presente do indicativo, tempo e modo que não podem ser usados em orações subordinadas, somente nas principais. Por isso que a primeira oração é a correta.

É estranho, mas a conjugação do verbo "ver" no futuro do subjuntivo é esta:

Quando ou se eu vir
Quando ou se tu vires
Quando ou se ele vir
Quando ou se nós virmos
Quando ou se vós virdes
Quando ou se eles virem

Vejam outros exemplos:

Quando ele vir meu pai, deverá ir em direção a ele.
Se nós virmos os professores, gritaremos.
Quando eu vir todos os meus amigos, abrirei um grande sorriso.

Já o verbo "vir", no futuro do subjuntivo, fica assim:

Quando ou se eu vier
Quando ou se tu vieres
Quando ou se ele vier
Quando ou se nós viermos
Quando ou se vós vierdes
Quando ou se eles vierem

Vejam exemplos com o verbo "vir".

Quando todos vierem da praia, compraremos pizza.
Se ela vier para minha casa, farei a sua cama.

0 comentários: