14 de junho de 2010

Verbos, como usá-los? (5)

- Pretérito imperfeito do subjuntivo

Como já expliquei na postagem anterior sobre verbos, o modo subjuntivo só é usado em orações subordinadas. No presente do subjuntivo, podemos encontrar o verbo da oração principal no presente ou futuro do presente do indicativo.

O pretérito imperfeito do subjuntivo pode indicar uma ação passada, presente ou futura em relação ao verbo da oração principal. Podemos encontramos o verbo da oração principal nos seguintes tempos verbais:

a) Pretérito imperfeito do indicativo: Se eu tivesse coragem, contava a verdade.
b) Futuro do pretérito do indicativo: Ficaria feliz se ele fosse à minha casa.

Observação. Os verbos em vermelho estão no pretérito imperfeito do subjuntivo.

- Futuro do subjuntivo

Este tempo é empregado também orações subordinadas para indicar eventualidade no futuro. O verbo da oração principal pode ser encontrado tanto no presente do indicativo como no futuro do presente do indicativo:

Quando eu vir o meu namorado, aceno para ele. - Presente do indicativo

Se eu tiver tempo, farei o trabalho. - Futuro do presente do indicativo

0 comentários: