16 de outubro de 2012

Elefantíase, O homem elefante e a revisão de textos



Elefantíase é uma doença horrível que obstrui a circulação linfática, principalmente nas pernas; por isso tem esse nome, pois a perna fica com a aparência de uma pata de elefante.

Não mudei de profissão, apenas quis iniciar essa postagem com essa informação, pois li um texto sobre o assunto, cujo final me deixou com alguma dúvida. O redator, ao finalizar o texto, escreveu o seguinte:


O revisor de textos deve ser uma pessoa bem informada não somente sobre a técnica do trabalho, mas também sobre atualidades, cultura, ciência etc. Como boa conhecedora cultural, percebi logo de cara que o filme O homem elefante não se trata de elefantíase, mas de outra doença. Veja o que diz a Wikipédia:

Como podemos ver, não foi elefantíase a doença do personagem do filme, mas Síndrome de Proteus. Quando um revisor de textos estiver com alguma dúvida sobre um determinado assunto, não são as gramáticas e os manuais de revisão que irão ajudar.

Um bom revisor, como disse, além de estar atento às correções ortográficas, morfológicas, sintáticas, técnicas dentre outras, deve prestar atenção em informações erradas que aparecem, como nesse exemplo. Por isso, devemos tomar muito cuidado para que deslizes desse tipo não passem para edição.

Revisão também é cultura.

1 comentários:

Cristian disse...

Eu me sinto ótimo, eu acho que quando ela for mais velha e estudou para se tornar um profissional faz para Traductorado de Inglês, estou sempre participando algumas salas de aulas de inglês, para quando eu faço isso muito mais fácil para mim.