20 de agosto de 2012

Dúvida de um jornalista: Infraestrutura ou Infra-estrutura?



Hoje, ao ler uma matéria em uma revista on-line dessa semana, deparei-me com uma dúvida do jornalista ao escrever uma palavra. Ele não sabia se o correto era infraestrutura ou infra-estrutura. Por isso, escreveu as duas formas. Veja:


 
Na produção de textos, sempre padronizamos as palavras, se houver duas opções. No caso dessa palavra, só existe uma forma correta.

Um dia, essa palavra era escrita dessa maneira: infra-estrutura. Mas, com a nova ortografia, agora é infraestrutura. Segundo a nova regra, prefixos terminados com vogal (infra, anti, ante, socio etc.), quando se juntam ao segundo elemento iniciado por qualquer vogal que não seja a mesma do final do prefixo, não pode haver hífen (socioeconômico, antialcalino, infraestrutura etc.); se o segundo elemento iniciar-se com “h” ou com a mesma vogal final do prefixo, há separação com hífen (anti-higiênico, ante-hipótese, infra-assinado etc.).

Portanto, o correto seria infraestrutura, caro jornalista. Na dúvida, é só consultar um dicionário atualizado com a nova ortografia ou o VOLP. Simples assim.

Nenhum comentário: