25 de maio de 2012

Xuxa ainda sofre, ou sofreu, abuso infantil?



A Xuxa deu um depoimento bombástico sobre sua infância, dizendo que sofreu abuso sexual. Bom, essa afirmação ocasionou muitas críticas positivas e negativas, sobrando até para a filha da apresentadora, Sasha.

Em uma coluna social de um site jornalístico, li uma notícia sobre as consequências desse depoimento, porém quero destacar uma frase e discutir sobre o uso do tempo verbal corretamente:

“Por outro lado, foi bom Xuxa ter afirmado que sofre abuso infantil, pois as denúncias aumentaram bastante nesta semana.”

R7, 25.05.2012.

O verbo destacado está no presente do indicativo, que, segundo as gramáticas, é um tempo que exprime um fato que ocorre no momento em que fala; indica fatos ou estados permanentes; exprime uma ação habitual. Então, ao ler essa frase, podemos entender que a apresentadora continua sofrendo abuso infantil (ela tem quase 50 anos!), pois a ação do verbo "sofrer" não terminou.

Sugiro que, nesse caso, utilize o verbo destacado no pretérito perfeito do indicativo, que indica uma ação acabada, concluída. Vejam:

“Por outro lado, foi bom Xuxa ter afirmado que sofreu abuso infantil, pois as denúncias aumentaram bastante nesta semana.”

Assim, fica claro que a Xuxa passou por momentos difíceis no passado e que hoje não passa mais, pois a ação do verbo "sofrer"  foi concluída com a conjugação no pretérito perfeito.

0 comentários: