10 de maio de 2012

A cor do batom da Tyra Banks





Vejam a notícia abaixo:

"Tyra Banks foi alvo da imprensa internacional ao prestigiar o Moth Ball, em Nova York, na noite desta terça-feira (8) usando uma maquiagem duvidosa. A apresentadora do "American's Next Top Model" acabou exagerando na sombra preta e ainda completou o visual com um batom cor de rosa."

Fonte: Quem

Não quero falar da maquiagem horrorosa de Tyra Banks, mas da última palavra do texto: cor-de-rosa. Ela é escrita com hífen e não sofreu influência da Nova Ortografia, a qual trouxe mudanças em muitas palavras compostas.

De acordo com a Nova Ortografia, somente as palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas é que permanecem com hífen: bem-te-vi, erva-do-chá, cana-de-açúcar, andorinha-do-mar etc. Quem estiver fora dessa lista, ficará sem hífen: passo a passo, dia a dia etc.

Mas algumas palavras compostas, mesmo não fazendo parte da lista de espécies botânicas e zoológicas,  permanecem com hífen, pois foram consagradas pelo uso: água-de-colônia, pé-de-meia, mais-que-perfeito, cor-de-rosa etc. Isso mesmo, cor-de-rosa continua com seus dois hífens, ao contrário do que foi apresentado na revista.

0 comentários: