Diferença entre adjetivo e advérbio


Muitas vezes, não conseguimos fazer a concordância nominal certa com as expressões, bastante/muito/pouco, caro/barato entre outras, não sabendo a diferença entre adjetivo e advérbio, como é o caso.

Já falei neste espaço sobre a concordância nominal de algumas expressões adjetivas e adverbiais, mas sobre a diferença entre adjetivo e advérbio, não dei uma explicação sobre isso. Sabendo a diferença entre esses dois itens da morfologia, podemos fazer a concordância corretamente.

Portanto, vamos às explicações:

Adjetivo é a palavra que acrescenta uma qualidade ao substantivo: menina bonita, garotos simpáticos etc. Percebem que há variação de acordo com o substantivo: se está no plural e no masculino, o adjetivo também deve estar no plural e no masculino; caso esteja no singular e feminino, deve-se fazer a concordância deste jeito; e assim por diante.

Advérbio é a palavra que funciona como modificador de um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio, exprimindo circunstâncias de tempo, modo, lugar, intensidade etc.: dormir pouco, comida muito boa, chegaram bastante cedo etc. Ao contrário do adjetivo, o advérbio é invariável, ou seja, não se faz concordância nenhuma.

Agora que sabemos a diferença entre adjetivo e advérbio, vamos colocar em prática através das expressões citadas no início desta postagem:


Bastante/Muito/Pouco

Adjetivo - Precisa dar muita atenção ao seu filho.
                                              Adjetivo Substantivo

Advérbio - Eram alunas muito bonitas.
                                                Advérbio  Adjetivo


 
Adjetivo – Havia bastantes explicações a respeito do contrato.
                                       Adjetivo       Substantivo 

Advérbio – Os atletas treinavam bastante para a competição.
                                                   Verbo       Advérbio


AdjetivoPoucas pessoas estiveram presentes na reunião.
                     Adjetivo    Substantivo
Advérbio – Meu filho come pouco.
                                  Verbo   Advérbio

• Caro/barato

Adjetivo - A casa é cara (ou barata).
                       Substantivo  Adjetivo

Advérbio - O telefone custou barato (ou caro).
                                                  Verbo  Advérbio

Fazendo este trabalho de observação, podemos efetuar uma concordância correta e, com muito treino, poderá adquirir maior facilidade na hora em quer for redigir um texto.

1 Response to "Diferença entre adjetivo e advérbio"

  1. Dilberto L. Rosa says:
    17 de novembro de 2011 02:45

    Interessante ver-te parar em tua verve de outras postagens para uma "simples" aula de Português: já fui professor de Redação (hoje sou "apenas" de Direito) e sei o quão difícil é parar o mundo e dedilhar algumas "regrinhas" gramaticais! Gostei! Ainda inserirei algo assim nos meus Morcegos! A propósito, passa lá, tá?! Meu abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...