28 de fevereiro de 2011

A capa



A capa, em sentido amplo, é o revestimento externo (flexível ou rígido) de proteção do miolo do livro e pode apresentar ainda os seguintes elementos:

Capa ou primeira capa - Em sentido restrito, capa é a parte frontal do revestimento.

Segunda capa - É a face interna da capa (primeira), onde, geralmente, nada se imprime.

Lombada - O dorso (da capa ou sobrecapa) onde constam ao menos o título da obra e o nome do autor. O logotipo da editora e o número do volume ou da coleção ou série podem também figurar. Quando os tipos (as letras) forem impressos na vertical, o que depende também da espessura do livro, terão o sentido de leitura de baixo para cima.

Terceira capa - É a face interna da quarta capa, onde geralmente nada se imprime.

Quarta capa ou contracapa - A parte posterior do revestimento constitui a quarta capa, onde, além dos dados mencionados a seguir, imprime-se o registro do ISBN (International Standard Book Number).

Orelha - Cada uma das abas (da capa ou da contracapa) dobradas para dentro chama-se orelha. As orelhas não comparecem obrigatoriamente em todo o livro, mas, quando existem, podem formar com a quarta capa umconjunto em que se dá continuidade ao grafismo da capa. Nas orelhas e quarta capa podem distribuir-se informações sobre o livro e/ou o autor ou ainda publicidade de outros livros, coleções etc., da editora.
Fonte: O livro: manual de preparação e revisão

0 comentários: