18 de agosto de 2010

A presidenta e a revista Veja

Ao ler a reportagem da Veja da semana passada, me deparei com uma informação que me deixou intrigada: o fato de este periódico afirmar que a palavra "presidenta" é um modismo, não podendo ser aceito em nossa ortografia. Leiam o trecho e, depois, falarei sobre o assunto:
"(...) O mesmo vale para a moda recente - instigada, talvez, pelo fato inédito de que duas mulheres estão concorrendo à Presidência - de impor uma declinação feminina ao substantivo 'presidente'. No debate na Band, Dilma Rousseff reafirmou seu desejo de ser 'presidenta' do Brasil. Deveriam os bancos ter 'gerentas'?" (p. 98)
Eu só queria saber em qual fonte a revista obteve esta informação que, segundo os dicionários e o próprio Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa atual (2009) a palavra "presidenta" já pode ser usada como substantivo feminino de "presidente".

Antes, a palavra "presidente", segundo o Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, em sua segunda edição (2004) era um substantivo comum de dois gêneros, mas que se podia considerar "presidenta" como seu feminino. Vejam o verbete:

presidente s.2g. [...] GRAM/USO o fem. presidenta tb. é us.

Na edição mais atual (2009), a palavra "presidenta" já é considerada o feminino de "presidente"; mas podemos considerar "a presidente" também correta. Observem os verbetes abaixo:

presidenta s.f. 1 mulher que se elege para a presidência de um país 2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição <a p. da Academia de Letras> 3 mulher que preside (algo) <a p. da sessão do congresso> 4 p.us. esposa do presidente ETIM fem. de presidente

presidente s.2g [...] GRAM fem.: presidenta (mas a presidente tb. é us.) [...]

O VOLP atual registra "presidenta" como substantivo feminino e "presidente", como adejtivo, substantivo comum de dois gêneros e também substantivo masculino. Vejam:

presidenta s.f.
presidente adj. s.2g. s.m.

Portanto, se é considerado modismo, acredito que um dia já foi, mas agora "presidenta" está dicionarizada e registrada no mais recente VOLP. Se uma das duas candidatas for eleita, teremos a primeira presidenta (ou primeira presidente) aqui no Brasil. Quem sabe, no futuro, não teremos, "gerentas"?

7 comentários:

Helaine Giraldeli Balla disse...

Oi, Márcia!

Valeu pelas informações, eu estava com esta mesma curiosidade, a de saber como os dicionários trazem a questão "presidente/a". Foi muito útil!
Bjusss...

Marcia Moreira disse...

Olá, Helaine. Fico feliz em ter lhe ajudado nesta questão. Não consultei o novos dicionários Aurélio, Michaelis e outros, mas acredito que estas informações já são o suficiente.

Abraços!

Andrew disse...

Essa é a conceituadíssima revista VEJA. Que distorce e inventa informações: o mais puro exemplo de parcialidade jornalística(jornalismo?).

Parabéns pelas informações. Também já tive o mínimo de curiosidade para consultar o dicionário e constatar o fato, diferentemente dessa 'maganize' que vive a distorcer os fatos.

Abraços.

Andrew disse...

Talvez VEJA ache um modismo ter uma mulher presidenta da república de uma país como o Brasil.

Marcia Moreira disse...

Obrigada, Andrew, pelo comentário. Infelizmente, não devemos confiar em tudo o que se escreve por aí. Já vi um erro na revista de Língua Portuguesa e postei neste blogue.

Anônimo disse...

JOÃO LUIZ NÃO SERIA MAS FACIL SE A NOSSA LINGUA PORTUGUESA FOSSE MENOS COMPLEXA. OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO

nestorgirardi@hotmail.com disse...

É ridículo a posição do VOLP nesse caso, já que o termo presidente é usado nos dois casos, a vogal e marca a invariabilidade do termo assim como usamos a gerentes e a adolescentes, portanto a partir de agora poderíamos classificar como presidento e presidenta e então adolescento e adolescenta, já que querem polemizar e "puxar o saco" dessa inflacionária, governo ridículo, órgãos ridículos!!!!!!!!!!