9 de agosto de 2010

Nova Ortografia da Língua Portuguesa - Acentuação gráfica em apaziguar, averiguar etc.

Com a Nova Ortografia em vigor, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Espero que as minhas postagens sobre as as novas regras ortográficas da língua portuguesa sejam úteis a todos os leitores deste blogue.

Quero me ater a uma mudança ortográfica, especialmente para os que vão fazer concurso público: a acentuação gráfica em "apaziguar" e seus derivados no presente do subjuntivo.

Acredito que todos gostam de conjugar verbos não é? Bricadeira, sei o quanto é difícil esta prática, principalmente em verbos irregulares (haja paciência!).

Bom, este verbo que citei, juntamente com os seus derivados, por incrível que pareceça, é totalmente regular, mas devemos estar atento quando for conjugá-lo no presente do subjuntivo. Vejam a ortografia da antiga conjugação:

(Que) eu apazigúe
(Que) tu apazigúes
(Que) ele apazigúe
(Que) nós apazigüemos
(Que) vós apazigüeis
(Que) eles apazigúem

Em primeiro lugar, não tem mais trema em nenhuma palavra da nossa língua; portanto, eliminemos este sinal em "apazigüemos" e em "apazigüeis".

Por fim, o acento em "apazigúe", "apazigúes", "apazigúe", "apazigúem", ou seja, na primeira, segunda e terceira pessoa do singular e na terceira pessoa do plural, não existe mais, de acordo com a Nova Ortografia. Mesmo sem acento agudo, a fonética não muda nestas palavras. Continuamos a falar "a-pa-zi-gu-e"; "a-pa-zi-gu-em" etc.

Agora que já sabemos desta mudança, observem como fica a nova ortografia conjugação deste verbo:

(Que) eu apazigue
(Que) tu apazigues
(Que) ele apazigue
(Que) nós apaziguemos
(Que) vós apazigueis
(Que) eles apaziguem

Assim será também com os seus derivados: apaniguar, atreguar, averiguar, coliquar, contiguar, desambiguar, desapaziguar, equar, obliquar, paziguar, santiguar.

2 comentários:

Carlos Souza disse...

Boa noite, amigo! Sua explicação sobre a nova ortografia foi muito boa e tirou uma dúvida que tinha. Porém uma velha dúvida ainda ficou no ar. Por que apazigúe era acentuado? Se era uma paroxítona, terminada em 'e' (somente as oxítonas são acentuadas e as regas são excludentes) Poderia me informar a acentuação antiga? Abraços e muito obrigado!

Marcia Moreira disse...

Olá, Carlos.

Esta forma era acentuada no presente do subjuntivo que, por ser seguido de "e", havia trema. Nas formas rizotônicas, o trema era substituído pelo acento agudo e, como o trema foi abolido, o acento agudo que o substuía também foi obrigada a "sumir do mapa".

Abraços e espero que tenha respondido a sua dúvida.