12 de julho de 2010

O que sabemos sobre a língua espanhola?


Ontem foi a final da Copa do Mundo de futebol e acredito que não só eu, mas muitos brasileiros ficaram antenados para saber que seria o mais novo campeão do mundo, juntando-se aos demais como Brasil (penta, penta!), Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França.

Estava em cima do muro, pois ambos os times seria a primeira vez que seriam campão, mas, como observadora, percebi que o futebol espanhol tem crescido a cada jogo, derrotando a sempre e eterna favorita Alemanha (aliás, os alemães jogaram um bolão nesta copa!).

Pois é, não é que deu Espanha com o gol do Iniesta (ele quase foi expulso), levando a sua seleção a levantar o tão sonhado caneco de campeão.

Como homenagem, quero falar um pouco sobre o espanhol, uma língua muito conhecida por nós através dos hermanos argentinos (fregueses da Alemanha, rsrsrsrs!), sendo também uma língua bem procurada nos cursos de língua.

O espanhol, juntamente com português, espanhol, italiano, francês, romeno e catalão faz parte de um grupo de línguas chamado línguas românicas, que é um grupo de idiomas provenientes da família mais vasta das línguas indo-europeias, que se originaram a partir da evolução do latim (especificamente, do latim vulgar, falado pelas classes populares).

O espanhol, ou castelhano é uma das línguas românicas do grupo Ibero-românico que se originou no norte da Espanha e, gradualmente, espalhou-se pelo Reino de Castela, evoluindo para a língua principal de governo e comércio na Península Ibérica. O idioma foi levado especialmente para as Américas, África e Ásia-Pacífico com a expansão do Império Espanhol entre os séculos XV e XIV.




Os países que adotaram o espanhol como língua oficial são os seguintes: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Hoje, quase 330 milhões de pessoas falam espanhol como idioma nativo. É a segunda língua mais falada no mundo em termos de falantes nativos, depois do Mandarim. O México contém a maior população de falantes de espanhol.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

1 comentários:

Unknown disse...

qui direr las bandelas de la espanha es mucho isquisita