Ontem no meu trabalho, estávamos discutindo sobre qual seria o plural de "passo a passo"? É que em uma das minhas correções, escrevi "passo a passos", assim mesmo, o que gerou questionamentos sobre qual regra gramatical eu usei para colocá-la deste jeito.
Pois bem, a palavra "passo a passo" pode ser encontrada em duas classes gramaticais:
1. Como substantivo, vale a regra da pluralização dos substantivos compostos por palavras repetidas ou idênticas: o segundo termo vai para o plural. Então, o plural de "passo a passo" seria "os passo a passos", assim como "os dia a dias", "os teco-tecos", "os tique-taques", "os pingue-pongues" dentre outros.
2. Como advérbio, a palavra não varia em hipótese alguma. Caminhei passo a passo para casa; Vou ensinar passo a passo os procedimentos para se fazer uma vela artesanal.
10 comments:
Agradeço pelo esclarecimento! Abraços, Ankh.
Muito obrigado pela explanação, professora.
Ainda assim, não querendo ser inconveniente, mas já sendo, houve uma inadequação quanto à classificação morfológica que dera à palavra "passo a passo" nº2, em que, em vez de "adjetivo", como colocara em seu texto, deve mudar para "advérbio", pois esta é a classe gramatical dessa palavra, nos sentidos em que você exemplificara.
Obrigado e boa tarde.
Marcos de Carvalho
Doutor em Letras / Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
Obrigada, Marcos, pela sua observação. Foi um erro de digitação que já foi resolvido.
Abraços.
Sou jornalista e adoro gramática em qualquer idioma. Acho que isso me faz sair na frente pq quase ninguém gosta, inclusive vários jornalistas que conheço.
Estava escrevendo um post no meu blog e fiquei na dúvida sobre o plural de passo a passo como substantivo. Encontrei a resposta aqui. Parabéns pelo blog!
Fico feliz por ter lhe ajudado, Glauce. Um grande abraço e obrigada pelo elogio.
Um comentário um tanto tardio: não lhes parece ser um grande contrassenso, forçado pelo Novo Acordo Ortográfico, que "passo a passos" e "dia a dias" sejam classificados como substantivos? Náo digo que não o sejam; no nível sintático, obviamente o são, comportam-se como de substantivos, e isto no post foi demonstrado muito bem. Porém, há que se perguntar: morfologicamente, como pode uma palavra (um substantivo) ser formada por três palavras? "Dia a dias" e "passo a passo" são, afinal, vocábulos ou locuções? Não acham que a queda dos hífens nesse tipo de expressão tenha gerado uma grande confusão entre os âmbitos da morfologia e da sintaxe?
Tirou minha dúvida!
E eu ainda tinha colocado com hífem... Vou mudar! ;)
tirou minha dúvida!
E eu ainda tinha colocado com hífem...
Cleidianedaluzdebrito
Concordo plenamente, fica com cara de locução mesmo.
Que confusão!
Além disso, tem a preposição "a" no meio, pra pior ainda mais a situação, a regra em que o primeiro de dois substantivos separados por preposição deveria assumir plural apenas o primeiro (se não for uma locução).
Postar um comentário