4 de junho de 2010

Verbos, como usá-los? (4)

Modo subjuntivo

Os verbos no modo subjuntivo indicam dúvida ou desejo, ao contrário dos verbos no indicativo, que apresentam certeza dos fatos. Este modo é o mais difícil de ser usado, pois, ao contrário dos verbos no indicativo, que não dependem de outros verbos no mesmo período para que a ideia seja clara, precisa de outro verbo no mesmo período, por isso é que este modo está presente em orações algumas tipos de orações subordinadas (adverbiais e substantivas).

Para começar, vamos falar sobre o presente do subjuntivo, presente em algumas oraçõe subordinadas subjetivas. Observem o exemplo abaixo:

É importante que ele fique em casa.
Or.principal      Or.sub.subst.subjetiva

Percebam que o primeiro verbo em negrito está no presente do indicativo; já o segundo está no presente do subjuntivo. Observe que se o verbo ficar, na segunda oração, estivesse sozinho, não teria sentido: "... que ele fique sozinho"; mas precisa do verbo da oração principal: "Que ele fique sozinho é importante".

Agora que você já aprendeu como usar os verbos no modo subjuntivo, vamos falar sobre o uso dos verbos no presente do subjuntivo.

Presente do subjuntivo

Ele se apresenta, como já foi dito, em algumas orações subordinadas, tanto substantivas (subjetivas) como adverbiais. Isto acontece quando os verbos da oração principal:

a) estiverem no presente do indicativo: É bom que faça sol; Convém que ele chegue ainda hoje; Espero que você saia; Desejo que todos compareçam.
b) estiverem no futuro do presente do indicativo: Será interessante que todos os meus amigos estejam aqui, em minha casa.

Observação. Os verbos no presente do subjuntivo também podem se apresentar em orações independentes, sendo utilizados para exprimir desejo ou dúvida: Deus te proteja!; A terra lhe seja leve!; Talvez ele traga um presente.

0 comentários: