20 de maio de 2010

Qual é o correto?

O correto é alugam-se casas, por se tratar de uma oração na voz passiva sintética. Somente podemos fazer orações deste tipo com verbos transitivos diretos. Ao colocarmos esta oração na voz passiva analítica, o sujeito fica claro. Observem:

Casas são alugadas
Sujeito

E se a oração estivesse no singular:

Uma casa é alugada.            Aluga-se uma casa.

Vejam outros exemplos:

Quebrou-se a vidraça.     A vidraça foi quebrada

Venderam-se os carros.      Os carros foram vendidos.

Observação. O –se, neste tipo de oração, é denominado de partícula apassivadora, presente somente em orações com voz passiva sintética.

Fonte: Curso prático de gramática

2 comentários:

ciaderevisores disse...

outro dia, dando aula para uma turma que iria prestar concurso para CEF ensinei isso. Daí veio o buraco que todo aluno gosta de colocar debaixo de nós: o outro professor disse que está errada a frase no plural.

Pausa... olhei com estranheza e numa fração de 1 segundo pensei: será que tudo o que aprendi estava errado.
Escapatória: não é possível está frase estar errada, mas consultarei e trarei a resposta logo. UFA, estava certa e mostrei à aluna... E apresentei quando não podemos pluralizar...

Bem, enfim... desculpe por demorar tanto a postar alguma coisa no blog, mas andei um tanto quanto ocupada! (por muito tempo!)

Marcia Moreira disse...

Obrigada por visitar o meu blogue também. Ainda sou nova na profissão (dois anos, apenas) e gosto de aprender com profissionais que já estão há mais tempo no mercado.

Valeu pelo comentário.