23 de maio de 2013

Senado aprova projeto que regulamenta profissão de revisores de textos em braille

 

 O Senado deu um passo hoje (22) para regulamentar as profissões de transcritores e revisores de textos em braille - sistema de escrita em relevo que permite o acesso de deficientes visuais e auditivos à leitura e à comunicação. Projeto de lei que prevê a medida foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e agora será remetido à apreciação da Câmara dos Deputados.
 
“Os livros sonoros e a informática são importantes, mas não substituem o sistema braile tradicional, que é um modelo lógico, simples e polivalente, adaptável a todas as línguas e a todas as espécies de grafia”, destacou a relatora Angela Portela (PT-RR).
 
O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que havia 45,6 milhões de pessoas com deficiências visual, auditiva, motora e mental – o que representa 23,9% da população.

Para a redatora, a regulamentação dos revisores e transcritores desse tipo de leitura vai estimular a profissionalização. “Em última instância, o conhecimento e a cidadania das pessoas com deficiência visual estão diretamente vinculados aos produtos culturais colocados à disposição com o uso da técnica.”
 
Fonte: Agência Brasil 
 

2 comentários:

Cristiano Olderground disse...

Olá, Márcia, parabéns pelo teu excelente trabalho neste blog! Sou revisor de textos desde 1994, mas me oriento muito mais pelas velhas gramáticas e pelos dicionários; por isso, desconhecia este blog, mas gostei muito mesmo do que vi até agora! Atualmente, trabalho como revisor em uma empresa pública e, certamente, vou te fazer algumas visitas periodicamente! Parabéns, mais uma vez, e obrigado pela ajuda!
Cristiano

Marcia Moreira disse...

Olá, Cristiano.
É um prazer grande conhecer mais um colega de trabalho. Fique à vontade para ler as minhas postagens e comentá-las.

Um forte abraço.