27 de agosto de 2010

Dissertação - parte 1


Fazer uma boa redação sempre é um desafio para os alunos. Não aprendemos da noite para o dia a colocar no papel todas as nossas ideias; é com muita prática e disciplina que vamos conseguir nos expressar de forma concisa e coesa.

Dissertação é o modelo de redação mais pedido. Dissertar é expor ideias, apresentar juízo; é argumentar assumindo ou não uma posição em relação ao assunto.

Uma dissertação não precisa de muitos parágrafos com um grande número de palavras. Observe, agora, como é uma estrutura de dissertação:

a) Introdução - É a apresentação, através de um parágrafo, do assunto a ser desenvolvido; é a tese, a ideia inicial, sem muitas explicações.

b) Desenvolvimento - Elaboração discursiva da Introdução. É a justificativa da ideia inicial, com apresentação de mais detalhes, exemplos, citações. Deve ter, no máximo, três parágrafos.

c) Conclusão – Retomada da ideia inicial, com a apresentação de um resumo do que foi exposto ou argumentado no Desenvolvimento. Iniciamos a conclusão com expressões como: “Portanto...”, “Concluímos, então, que...”, “Em suma...” etc.

Dependendo do tema proposto, o aluno poderá escolher um destes dois modelos de dissertação:

1. Dissertação Argumentativa – Aquela que apresenta uma abordagem crítica sobre determinado assunto. É a defesa do ponto de vista de quem escreve. O autor quer provar a veracidade ou falsidade das ideias expostas, pretendendo convencer o leitor.

2. Dissertação Causa e Consequência – É quando o tema apresenta uma afirmação que possibilite facilmente a verificação de uma causa, consequência, com as possíveis soluções.

2 comentários:

Anônimo disse...

oq é uma disssertação concisa ???

Anônimo disse...

Professora Marcia Moreira

Um texto conciso é aquele que não precisa de muitas palavras para expressar aquilo que deseja, ou seja, bem resumido, escolhendo palavras bem conhecidas daqueles que irão ler para não dificultar a leitura.