Atente para as seguintes observações ao redigir siglas em um texto:
a) As siglas podem ser formadas por sílabas ou partes das iniciais do nome de órgão ou entidade: Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Sunab (Superintendência Nacional do Abastecimento).
b) Usar letra maiúscula e minúscula (caixa alta e baixa) no nome completo da sigla, depois, a sua sigla, entre parênteses: Estados Unidos da América (EUA).
c) Não devemos usar pontos intermediários (abreviativos) nos finais de cada letra das siglas: CMTC (e não C.M.T.C.).
d) Siglas já identificadas com um nome de empresa, ou as muitos conhecidas, dispensam explicações: Petrobras, Varig.
e) Siglas com até três letras são escritas em letras maiúsculas: BC, USP, CPF; siglas com quatro letras ou mais vão em letra maiúscula e minúscula: Inamps, Masp, Eletropaulo. Exceções: UNESP, FUNDUNESP
f) Pronuncia-se separadamente cada uma de suas letras.
g) Algumas siglas podem ter letra maiúscula e minúscula: CNPq, UnB.
Emprego nas orações
Em seu primeiro emprego, a sigla deve aparecer entre parênteses depois do nome por extenso. A partir da segunda ocorrência, menciona-se apenas a sigla. Exemplo: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma instituição que se dedica às normas técnicas em geral.
Fonte: O livro: manual de preparação e revisão
Revisão, o trabalho com textos
2 comments:
Quero fazer uma observação para vocês do site, este voltado para nossa língua portuguesa: nesta coluna de siglas, encontrei dois erros: Excessões (erro de ortografia) e Petrobrás (não leva acento).
Como se trata de um site sobre nossa língua portuguesa, poder ser prejudicial para ambas as partes... (Se vocês precisarem de revisão para o site, sou revisora e ofereço meus serviços, dependendo do preço de revisão, podemos trabalhar juntos!)
Obrigada pela observação. Realmente, nem percebi o quanto estava distraída. Já arrumei os devidos erros.
Abraços.
Postar um comentário