13 de abril de 2010

O uso da vírgula antes de etc.

Algumas pessoas têm dúvida quanto ao uso da vírgula antes de etc. Eu não coloco esta vírgula e vou explicar o porquê:

Para quem não sabe, etc. é uma abreviação da expressão latina et cetera, que, em português, significa "e outras coisas" ou "e outros da mesma espécie. Por causa deste "e" latino (et), segundo a nossa regra do uso da vírgula (ver postagem O uso da vírgula - parte 3), não tem a necessidade de se usar a vírgula antes desta abreviação.  Também não se usa a preposição e antes de etc., pois não tem sentido, já que etc. tem um e embutido. Vejam estes exemplos:

Você poderá encontrar cobras, lagartos, aranhas etc. - Correto
Você poderá encontrar cobras, lagartos, aranhas, etc. - Incorreto
Você poderá encontrar cobras, lagartos, aranhas e etc. - Incorreto
By Marcia Moreira 

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Lendo sua explicação a respeito do termo "etc.", e onde diz que seria incorreto o uso da vírgula antes do termo em questão, afirmo que o uso da vírgula antes de "etc." é FACULTATIVO, de acordo com inúmeras gramáticas. Outro erro,assim considero, é que levando em consideração "et- e", pode-se usar vírgula antes sim, e não será um uso INCORRETO, pois "e" é uma conjunção aditiva, todavia usa-se vírgula antes de conjunção aditiva. Obrigada
Aline Souza- Graduada em Letras Português/Inglês/Espanhol- Curso de Extensão em Língua Portuguesa (Gramática)
Pós- graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma complementação lógica, que há algum tempo eu ouvi um professor renomado falar sobre, que é o uso do ponto depois do etc., pois se trata de uma abreviação, e se este etc. concluir uma frase, deverá ser colocado outro ponto depois dele, o ponto final ou continuativo, por exemplo:
Gosto de bananas, uvas, goiaba etc.. Joana gosta só de abacaxi. Gostaria muito de saber sua opinião. Meu e-mail é advogada.julia@hotmail.com.
No aguardo. Abraços cordiais.

Anônimo disse...

O uso da vírgula antes do ETC é FACULTATIVO, visto que a origem do Latim, para nós no Português sofreu mudança em seu uso, não use INCORRETO, mas sim FACULTATIVO.

Marcelo disse...

Aprendi a muitos anos atrás com um professor de português (será que interpretei errado o que ele disse ?) que antes do ETC, poderia de forma opcional escrever a letra E (exemplo: laranja, maçã e etc.). Alguém pode me tirar esta dúvida cruel ? Obrigado.

Marcia Moreira disse...

Olá, Marcelo.
Como foi dito, etc. é uma abreviatura que significa "e outras coisas". Por ter embutido a expressão "e", não há necessidade de "repeti-la. Portanto, o correto seria: maça, banana, mamão etc.

Felipe disse...

O correto, segundo o professor Sergio Nogueira, é sem ou com virgula, nunca com "e" antes, portanto:
maca, laranja, etc.
maca, laranja etc

Fonte: http://g1.globo.com/platb/portugues/2011/08/31/questoes-etimologicas/