14 de abril de 2010

O texto no balcão da editora

Os títulos podem ser recomendados, solicitados ou apresentados pessoalmente no balcão da editora. Ingressam, também, através de programas específicos da universidade, por convênios com fundações ou instituições universitárias e, ainda, por coedição com instituições públicas ou empresas privadas.


Estes textos passam por uma análise preliminar, visando à adequação à linha editorial, à qualidade do texto, ao público e a sua inserção no mercado. Esta tarefa é realizada pelos editores.

Sendo aprovados nessa primeira instância, são enviados a pareceristas, que fazem parte do corpo de consultores da editora; de posse dos pareceres, são submetidos ao Conselho Editorial, para aprovação, ou desaprovação, com possibilidade de que seja solicitado um novo parecer. A seguir e concomitantemente, é feita a aquisição ou compra dos direitos autorais dos originais ou dos originais de tradução, e enviados à tradução, se for o caso.

Posteriormente, é feita a ficha editorial como resultado da leitura preliminar pelos editores de texto, de livro ou de revista. Descrevem-se aí todas as características da obra e indicam-se os aspectos formais que a obra deverá assumir, os custos etc.; esta ficha acompanha os originais até a finalização da produção e envio à divulgação, distribuição e vendas.

Fonte: Revisão, o trabalho com o texto

0 comentários: