18 de fevereiro de 2010

Nova Ortografia da Língua Portuguesa - Uso do hífen em substantivos compostos

Como sabemos todos, uma Nova Ortografia da Língua Portuguesa Já entrou em vigor a partir de Janeiro de 2009. As mudanças não foram tantas, se comparadas as de Portugal, mas acredito que muitas pessoas ainda não conhecem todas as mudanças em nosso português (se tem pessoas que não dominam o português atual, imaginem com as mudanças!). Dicionários Aurélio e Houaiss como já estão atualizados com uma Nova Ortografia, então, não tem desculpa para não saber se tal palavra tem acento ou não.

Uma das piores mudanças, na minha opinião, foi com o hífen. Palavras que se escreviam com hífen hoje não mais se escrevem (como ultra-som, hoje, ultrassom, anti-antissemita, semita hoje, co-AUTOR, coautor hoje) e outras que não se escreviam com hífen e hoje é obrigatória uma sua escrita (como microondas, hoje micro-ondas, antiinflamatório, anti-inflamatório hoje).

Continuando sobre o hífen existem, também, palavras compostas que antes, escreviam-se com hífen e agora, não precisa mais. Observem os exemplos de palavras muito usuais em nosso dia a dia que agora se escrevem sem hífen:
Antes: Pé-de-moleque
Hoje: Pé de Moleque

Antes: Dia-a-dia
Hoje: Dia a dia

Antes: Mestre-de-obras
Hoje: Mestre de obras

Antes: Pão-de-ló
Hoje: Pão de ló

Antes: Mula-sem-cabeça
Hoje: Mula sem cabeça

Antes: Pé-de-chinelo
Hoje: Pé de chinelo

Antes: Camisa-de-força
Hoje: Camisa de força

Antes: Arroz-de-cuxá
Hoje: Arroz de cuxá
Antes: Ponto-e-vírgula
Hoje: Ponto e Vírgula

Antes: Mão-de-obra
Hoje: Mão de Obra

Antes: Ponto-de-venda
Hoje: Ponto de venda

Antes: Pôr-do-sol
Hoje: Pôr do sol

Antes: Lua-de-mel
Hoje: Lua de mel

Ressalto que é importante saber ler, escrever e falar a nossa língua para alcançarmos boas oportunidades de emprego e até uma promoção. Existem inúmeros professores particulares, é só procurar na Internet que vocês encontram o ideal.
Observadas estas palavras, não deixe de pesquisar outras dúvidas em nossos dicionários, já atualizados, como disse, com a nova ortografia, para não ficarem para trás.

Caso tenham mais dúvidas, é só consultar via on-line o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Por Marcia Moreira

0 comentários: